Nível da Represa de Furnas baixando e ONS comemora “alta” no nível dos reservatórios no Sudeste/Centro-Oeste.


A expectativa de alta é de 0,4%, que deveria ser

Mesmo com o nível da Represa de Furnas tendo baixado 8 cm nos últimos três dias, o boletim do Programa Mensal de Operação (PMO) com as previsões do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), para a semana de 10 a 17 de junho, aponta reservatórios com bons níveis de armazenamento. Dos quatro subsistemas, o conjunto dos reservatórios localizados no Sudeste/Centro-Oeste se destaca, “pois na segunda revisão do PMO apresenta uma expectativa melhor que a estimada na edição anterior, com aumento de 0,4%“, e deverá atingir 65,7% de capacidade no final do mês.

O boletim anterior previa estabilidade e este pequeno aumento de 0,4% confirma a previsão, uma vez que representa muito pouco, apesar disso o título do boletim divulgado pelo ONS hoje, 10/06, coloca em destaque no título “ONS: Nível dos reservatórios indica alta no Sudeste/Centro-Oeste”.




Nos demais subsistemas os níveis de água estocada seguem acima de 90%, sendo o Nordeste com 91,7%, o Sul com 92,7% e o Norte com 99%. As estimativas consideram a data de 30 de junho como referência.

Na região Sul, subsistema que está com os melhores índices, as afluências devem registrar 218% da Média de Longo Termo (MLT). Seguido da região Norte, onde é esperado um percentual de 81% da MLT; Sudeste/Centro-Oeste com 71% da MLT e o Nordeste com 64% da MLT.

Com informações do ONS.




Compartilhe: