ONS não prevê alteração das condições dos reservatórios na próxima semana.


Região Sudeste continua sem previsão de chuvas para a próxima semana.

O boletim do Programa Mensal de Operação (PMO) do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) indica, para a semana que vai de 4 a 10 de junho, estabilidade na capacidade de armazenamento e nas afluências com relação ao previsto na semana anterior. Para o fim de junho, o nível dos reservatórios de três subsistemas deve seguir acima de 90%. A projeção do nível por regiões, para o dia 30 de junho, é de 98,8% no Norte, 91,2% no Nordeste, 90,9% no Sul e 65,3% no subsistema Sudeste/Centro-Oeste.




O informativo prevê também manutenção nos índices de afluências. Há previsão de precipitação nas bacias dos rios Jacuí, Uruguai, Iguaçu, Paranapanema e no trecho incremental à Usina Hidrelétrica de Itaipu. Além disso, permanece a condição de pancadas de chuva em pontos isolados nas bacias hidrográficas da região Norte. No Sul, o volume previsto de água segue superior à média histórica e deverá atingir 170% da Média de Longo Termo (MLT). No Norte, a MLT deverá ser de 78%. No subsistema Sudeste/Centro-Oeste a estimativa de afluências é de 67% da MLT e na região Nordeste, 63% da MLT.

Na estimativa atual, a previsão de carga total para o mês de junho é de 66.988 MW médios. Em comparação ao mesmo período do ano passado a variação de carga é positiva em 0,4%. Todos os subsistemas apresentam variação positiva. As regiões Sudeste/Centro-Oeste e Nordeste apresentam aumento de 0,3%, com o total de 38.340 MW médios e 10.963 MW médios, respectivamente. O Sul tem ascensão prevista de 0,4%, com 11.685 MW médios, enquanto o Norte tem a maior variação positiva, 0,8%, com 6.000 MW médios, no comparativo anual.

Publicado pelo ONS.




Compartilhe: