ONS prevê afluência abaixo da média para a próxima semana

O Operador Nacional de Sistemas (ONS) divulgou boletim com o balanço da semana de 26/03 a 01/04/2022 e previsões para o período de 02/04 a 08/04/2022.

Segundo o boletim na semana que se encerra houve chuva fraca a moderada nas bacias dos rios Jacuí, Uruguai, Iguaçu, no trecho acima de Itaipu e dos rios Paranapanema, Tietê, Paraíba do Sul, Grande e Paranaíba. Também houve a ocorrência de chuvas nas bacias dos rios Madeira, Tocantins e Xingu.

Na semana de 02/04 a 08/04/2022 deve ocorrer chuva nas bacias dos rios Uruguai, Iguaçu, Paranapanema, no trecho acima de Itaipu e em pontos isolados dos rios Grande e do Paranaíba.

A previsão mensal para abril indica a ocorrência de afluências abaixo da média histórica para os subsistemas Sudeste/Centro-Oeste e Nordeste e acima da média histórica para os subsistemas Sul e Norte.

Para a próxima semana existe a expectativa da passagens de duas frentes frias. No início da semana o avanço de uma frente fria pela região Sul ocasiona chuva com até moderada intensidade nas bacias dos rios Uruguai, Iguaçu, Paranapanema, no trecho acima de Itaipu e em pontos isolados dos rios Grande e do Paranaíba. Outra ao final do período nas capitais dos subsistemas Sul e Sudeste/Centro-Oeste, ambas ocasionando declínios de temperatura e chuva.

Em comparação com os valores estimados para a semana de 26/03 a 01/04/2022, prevê-se para a próxima semana operativa diminuição nas afluências de todos os subsistemas.




A desaceleração de diversos segmentos da economia refletiram na diminuição de carga nos primeiros meses do ano, mas as altas temperaturas principalmente nas regiões Sudeste/Centro-Oeste e Sul durante alguns dias do mês, contrabalançaram a queda.

Para a semana operativa de 02/04 a 08/04, está prevista a seguinte política de intercâmbio de energia entre regiões:

Região SE/CO – Geração de acordo com os condicionantes hidráulicos, a exportação para a região Sul e preservação dos reservatórios.

Região Sul – Geração hidráulica visando a preservação dos armazenamentos.

Região NE – Manutenção da exploração das disponibilidades energéticas, respeitando-se as restrições hidráulicas e os limites elétricos vigentes.

Região Norte – Exploração das disponibilidades energéticas, respeitando-se os limites elétricos vigentes.

 

O boletim Sumário da Operação Mensal está disponível em no site do ONS.

 

Compartilhe: